PARÓQUIAS DA DIOCESE DE SANTIAGO DÃO INÍCIO A NOVO ANO PASTORAL

A abertura oficial do ano pastoral na diocese de Santiago teve início no passado domingo dia 01 de Outubro com actividades e celebrações realizadas em algumas das paróquias.

Tendo em conta diversas circunstâncias algumas paróquias assinalam o início do ano pastoral numa outro data.

O Vigário Geral, Padre João Augusto Martins abordado por este site assegurou que o ano vai funcionar sobre um ritmo novo onde todas as paróquias vão seguir um projeto pastoral comum de três anos tendo como lema chapéu “Pertença a Cristo, nossa alegria e missão”.

No primeiro ano 2017-2018 as paróquias vão abordar o tema “Formai-vos para conhecer amar e servir a Deus” com tónica na formação de forma a aprofundarem o conhecimento e assim lidar com mensagens escritas.

Para o padre João tudo isso é baseado num fundamento bíblico “não vos chamo criados mas amigos, porque vos dei a conhecer tudo que ouvi de meu Pai”, (cf. Jo 15,15).

Trata-se de uma experiência nova na Diocese de Santiago. Com o objectivo de cumprir este projeto, cada paróquia vai receber uma média de sete formações.

As formações á nível Bíblica, Litúrgica, da doutrina social da Igreja a ser ministrado pela recém-criada comissão Justiça e Paz, formação intitulada Alegria do amor, pelo secretariado da família, formação no âmbito da música, língua cabo-verdiana na liturgia.

As perspectivas são de grande desafio para as paróquias. De acordo com o Vigário, espera “um espírito de comunhão e abertura as coisas da diocese” para melhorar cada vez mais.