"PARA MIM ESTE SIM É UM SIM, UMA RESPOSTA AO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS" FREI FLÁVIO CORREIA

Frei Flávio Camilo Correia de Pina, Franciscano Capuchinho, é natural do Concelho de Sao Filipe - ilha do Fogo. Após sua formação teológica em Roma, Itália, o jovem vai ser ordenado sacerdote no dia 08 de Julho na sua terra natal.

Frei Flávio fala do seu percurso vocacional explicando que a decisão surgiu depois de ter terminado os 3 anos de formação universitária no curso de Engenharia  de Telecomunicações no ISECMAR (actual UNICV).

Em 2007 decidiu entrar na Ordem dos Irmãos Capuchinhos, em São Vicente.  Em 2008 a 2009 fez o Postulantado em Tarrafal - São Nicolau. Em 2009 a 2010 fez o ano canónico do noviciado, na Ilha Brava, tendo emitido os votos temporários - o compromisso de viver os conselhos evangélicos (castidade, pobreza e obediência),  no dia 22 de Agosto de 2010.

No mês de Setembro do mesmo ano seguiu para Portugal, onde continuou a sua formação religiosa e também iniciou os estudos teológicos na Universidade Católica do Porto. Em 2013, feitos os três anos do curso de Teologia, interrompeu os estudos académicos para fazer um ano de experiência fraterna e pastoral na ilha de São Nicolau.

Em 2014 seguiu para Scandiano (Itália) onde prosseguiu o curso de teologia no Studio Teologico Interdiocesano de Reggio Emilia, que concluiu no passado mês de Maio. Entretanto, emitiu os votos perpétuos no dia 5 de Dezembro de 2015, na Igreja conventual dos Capuchinhos em Scandiano (Itália). Foi ordenado Diácono no dia 2 de Dezembro de 2017, na catedral de Fossano (Itália).

“Basta-te a minha graça” (2Cor 12,9) é o lema da ordenação presbiteral deste jovem de 33 anos que entrevistado por este site, assegura que o critério para responder "SIM" foi o "Amor". Sentir-se amado e querer ou tentar amar do mesmo modo. Querer participar no grande projecto de amor de Deus. "Quero seguir Jesus Cristo à maneira de S. Francisco de Assis. Estar com os pobres da nossa sociedade de hoje e estar ao serviço do evangelho e da Igreja", adianta o futuro padre capuchinho.

Convicto da escolha feita, ele acredita que quem se sente infinitamente amado não pode fazer outra coisa que «querer ou tentar amar do mesmo modo. Querer participar no grande projecto de amor de Deus.

No mundo de hoje, disse o Frei Flávio, para seguir a caminho de Deus é necessário "ter força para não estar com a maioria e para caminhar contra a corrente», seguindo os planos de Deus. Por isso o Frei Flávio convida os jovens a não terem medo de “vender” tudo para “comprar” um terreno que tem uma pérola preciosa. A confiarem em Deus e a deixarem que Ele guie os seus passos, a acreditarem com todo coração.