PAPA PUBLICA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA SOBRE A SANTIDADE

Gaudete et Exsultate’ (Alegrai-vos e Exultai) é a terceira exortação apostólica do Papa Francisco lançada ontem, dia 9, no Vaticano. O documento de 5 capítulos e 96 páginas, contém reflexões profundas e acessíveis a todos já que «somos todos chamados a ser santos, vivendo nossa vida com amor», «onde quer que estejamos», diz o Papa.

Ele fala dos «santos da porta ao lado» e diz que gosta de contemplar a santidade presente nos pais que educam os filhos com muito amor, nos que trabalham duramente para manter a sua família, nos doentes e nos religiosos idosos que nunca perdem seu sorriso».

Para surpresa de muitos, o Papa adverte sobre os desafios da santidade escrevendo muito e explicitamente sobre o demónio. «Não deveríamos pensar no demónio como um mito, uma representação, figura de estilo ou ideia...». Ele contamina-nos «com o veneno do ódio, desolação, inveja e do vício» e «quando baixamos a guarda, «ele se aproveita disso para destruir nossa vida, nossas famílias e comunidades».

O Papa faz notar que o caminho para a santidade é feito de pequenos degraus na oração, no sacrifício e no serviço aos outros» e de «pequenos gestos» como o da mulher que «recusa falar mal na vida dos outros», «e escuta o filho com paciência apesar de estar cansada, reza o terço e atende uma pessoa pobre «com uma palavra amável».

Indica as bem-aventuranças como «a grande regra do comportamento» e como «Suportes essenciais» para «uma vida santa» os sacramentos da Eucaristia e da reconciliação, diz o Papa, que é claro ao dizer: «Eu não acredito na santidade sem oração».

A nova exortação apostólica termina com um capítulo dedicado ao discernimento, que é um dom a ser pedido ao Espírito Santo e desenvolvido através da oração, reflexão, leitura da Sagrada Escritura ... e dos conselhos de um guia espiritual.

O Papa lembra que «cada pessoa precisa seguir o plano único que Deus tem para cada um de nós desde toda a eternidade...». O documento inclui uma lista de precauções, tais como encontrar um equilíbrio entre no tempo de oração e o tempo gasto em companhia de alguém e o tempo dedicado a servir os outros.