PAPA FRANCISCO CANONIZA OS PASTORINHOS FRANCISCO E JACINTA EM FÁTIMA

Francisco Marto e Jacinta Marta são os mais novos santos da Igreja Católica. O Papa Francisco proclamou-os santos, durante a Missa da peregrinação do 13 de maio no Santuário de Fátima, Portugal.

O bispo de Leiria-Fátima D. António Marto pediu formalmente ao Papa que os dois pastorinhos sejam inscritos no catálogo dos santos. “Santo Padre, em nome da Santa Igreja, agradeço ardentemente a proclamação feita por Vossa Santidade e peço humildemente se digne ordenar que seja redigida a Carta Apostólica relativa à Canonização efetuada” e apresentou uma breve biografia de ambos.

O Papa prosseguiu: “Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa, depois de termos longamente refletido, implorado várias vezes o auxílio divino e ouvido o parecer de muitos Irmãos nossos no Episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto e inscrevemo-los no Catálogo dos Santos, estabelecendo que, em toda a Igreja, sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, proferiu o Papa Francisco.

O momento foi presenciado por milhares de fiéis no recinto de oração da Cova da Iria. As relíquias de Francisco e Jacinta, foram transportados pela postuladora da Causa da Canonização dos dois Pastorinhos, irmã Ângela Coelho, e pelo assessor da Postulação, Pedro Valinho Gomes, ladeados por cerca de 20 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos.