PADRE HANS ZOLLNER DESAFIA A SOCIEDADE CABO-VERDIANA A ABRIR OS OLHOS, OS OUVIDOS E A BOCA NO QUE TANGE À VIOLAÇÃO DOS MENORES

O desafio foi lançado durante uma conferência “Os desafios da proteção de menores” que se realizou num dos auditórios da UNICV

O auditório esteve completamente lotado de adultos, jovens, estudantes e algumas figuras públicas e todos ficaram sensibilizados com a problemática da proteção dos menores.

Segundo o conferencista Padre Doutor Hans Zollner Sj, Vice-reitor Académico da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, presidente do Instituto da Psicologia e Centro da proteção da Infância da mesma Universidade o objectivo essencial dessa comunicação era de facto fazer as pessoas se envolverem e sentirem que podem fazer alguma coisa. Ele desafiou a sociedade a abrir os olhos, os ouvidos e a boca no que tange à violação dos menores.

Fez distinções a nível científico dos vários crimes contra as crianças, distinções que eram uma novidade para quase toda a gente.

A ex presidente do ICCA, que moderou a conferencia mostrou-se absolutamente marcada com o nível de conhecimento, profundidade e seriedade dos dados estatísticos e científicos sobre a problemática do violência aos menores apresentado pelo conferencista.

Padre Hans fez questão de responder a todas as questões. A presidente da Fundação Infância Feliz, Sra Adélcia Pires, desafiou o conferencista a ajudar na criação de um Centro de Proteção de menores em Cabo Verde considerando “grave” a situação vivida pelas crianças em Cabo Verde.

O conferencista informou que a universidade gregoriana tem cursos intensivos a este nível e vai ter uma licenciatura em breve - a primeira a nível mundial sobre o assunto. É um sinal do interesse da Igreja em estudar o fenómeno e ajudar a sociedade a enfrentar de modo científico e eficaz a problemática que é muito mais séria do que os dados apresentam por ser delicadíssimo na vida das pessoas, das famílias em todos os continentes.