PADRE HANS ZOLLNER DESAFIA A SOCIEDADE CABO-VERDIANA A ABRIR OS OLHOS, OS OUVIDOS E A BOCA NO QUE TANGE À VIOLAÇÃO DOS MENORES

O desafio foi lançado durante uma conferência “Os desafios da proteção de menores” que se realizou num dos auditórios da UNICV

O auditório esteve completamente lotado de adultos, jovens, estudantes e algumas figuras públicas e todos ficaram sensibilizados com a problemática da proteção dos menores.

Segundo o conferencista Padre Doutor Hans Zollner Sj, Vice-reitor Académico da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, presidente do Instituto da Psicologia e Centro da proteção da Infância da mesma Universidade o objectivo essencial dessa comunicação era de facto fazer as pessoas se envolverem e sentirem que podem fazer alguma coisa. Ele desafiou a sociedade a abrir os olhos, os ouvidos e a boca no que tange à violação dos menores.

Fez distinções a nível científico dos vários crimes contra as crianças, distinções que eram uma novidade para quase toda a gente.

A ex presidente do ICCA, que moderou a conferencia mostrou-se absolutamente marcada com o nível de conhecimento, profundidade e seriedade dos dados estatísticos e científicos sobre a problemática do violência aos menores apresentado pelo conferencista.

Padre Hans fez questão de responder a todas as questões. A presidente da Fundação Infância Feliz, Sra Adélcia Pires, desafiou o conferencista a ajudar na criação de um Centro de Proteção de menores em Cabo Verde considerando “grave” a situação vivida pelas crianças em Cabo Verde.

O conferencista informou que a universidade gregoriana tem cursos intensivos a este nível e vai ter uma licenciatura em breve - a primeira a nível mundial sobre o assunto. É um sinal do interesse da Igreja em estudar o fenómeno e ajudar a sociedade a enfrentar de modo científico e eficaz a problemática que é muito mais séria do que os dados apresentam por ser delicadíssimo na vida das pessoas, das famílias em todos os continentes.

ARTIGOS RELACIONADOS

  1. Diocese de Santiago promove Conferencias
  2. Maturidade Crista

Contactos

DIOCESE DE SANTIAGO
Avenida Amílcar Cabral/Largo 5 de Outubro
CP 46 - 7600 Praia - Cabo Verde
Telf (00238) 2611119
Fax (00238) 2614599

Email: diocese@diocesesantiago.org