O SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL, DA PAZ E DA RECONCILIAÇÃO NA REGIÃO DA ÁFRICA OCIDENTAL

“O serviço do desenvolvimento humano integral, da paz e da reconciliação na região da áfrica ocidental” foi tema 6ª conferência da CERAO deste sábado, dia 27.

É tempo de os líderes políticos, sociais e económicos da Região enfrentarem as causas dos problemas sociais», disse o arcebispo Ignatius KAIGAMA, presidente da CERAO-RECOWA na abertura da 6ª conferência permanente da Conferencia episcopal regional da África Ocidental, aberta hoje na Praia.

Depois da saudação do cardeal Dom Arlindo Furtado, que deu as boas vindas aos membros da CERAO, o presidente da organização, Arcebispo Ignatius KAIGAMA agradeceu ao convite e o acolhimento do Cardeal Dom Arlindo e enalteceu a presença e as palavras do representante do governo e do Presidente da Câmara da Praia no acto de abertura como «sinal de boa colaboração entre a Igreja», já que as instituições sociais e a Igreja procuram algo comum, o bem-estar do povo, «especialmente dos menos afortunados».

O Encontro da Praia incorpora também um seminário sobre o impacto social da Missão da Igreja, que Dom Arlindo avalia como sendo importante porque ela cuida do Bem comum e do bem-estar integral da pessoa humana e não somente da «pregação da Palavra de Deus» no sentido estrito.

Entre as realizações da Conferência episcopal, Dom Kaigama destacou a realização de dois seminários sobre  o processo eleitoral  destinado às comissões justiça, desenvolvimento e paz da região da África ocidental, em Abuja e em Abijan e conferência da Comissão de Migração, apostolado do Mar e Turismo  na Serra Leoa e preparação de um plano de 10 anos do Plano estratégico.

O Arcebispo também referiu-se a alguns desafios significativos que se enfrentam na Região, nomeadamente a transição política tumultuosa, o perigo do desemprego juvenil de que resulta em migração que transforma o deserto do Sahara e o mediterrâneo em  cemitérios, intolerância religiosa que se transformou em extremismos e terrorismos e ainda a necessidade de criar uma comissão regional de prevenção, mediação e solução de conflitos na Região.

Por fim, o presidente da CERAO-RECOWA disse claramente que é tempo de comprometer os líderes políticos, sociais e económicos da Região para resolver as causas dos problemas sociais.  Espera que o trabalho organizado e de boa qualidade ao serviço do desenvolvimento humano integral possa reforçar a «nossa missão como agentes da paz e da reconciliação nos nossos respetivos países».