“O DISCERNIMENTO, NO MUNDO GLOBALIZADO” FOI TEMA DE CONFERÊNCIA ORIENTADO PELO PADRE DARIO PEDROSO

A conferência aconteceu na tarde do dia 01 no Centro Paroquial Nossa Senhora da Graça. O tema “ O Discernimento no mundo globalizado “foi conduzido pelo Padre Dario Pedroso.

Dezenas de sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis marcaram presença na conferência sobre o discernimento, que o Padre Dário SJ, considerou «muito importante e pertinente, pois é preciso saber discernir e “não nos deixarmos enganar pelas notícias da televisão, pelas novelas e pelos sites da Internet”.

Explicou numa linguagem simples que o discernimento consiste, basicamente em ter a sabedoria para separar o bem e o mal   e entre o que é bom escolher o melhor. Se o discernimento for bem feito, fruto de uma consciência bem formada, a pessoa vive serenamente,  em paz e com alegria e é feliz.

Referiu ainda que quando o Senhor intervém claramente na vida duma pessoa e ordena algo, não há discernimento a fazer porque Deus falou claramente. Mas quando a mensagem não é assim clara, é preciso o discernimento do espírito, que acontece pela mediação de pessoas, que devem ser bem escolhidas para que a orientação recebida seja positiva.

Falando da vivência da fé por parte dos emigrantes em Portugal, o Pe. Dário disse que na paróquia onde mora em Portugal mais de 70% dos paroquianos são cabo-verdianos e da Guiné-Bissau.

“Quando a gente se entra na igreja a maioria é africana. Participam muito no grupo coral, na catequese e no grupo de jovens e encanta ver como apesar de terem ido para Portugal, e alguns já lá nasceram, não perderam as raízes da fé que levaram daqui”.