MISSA INAUGURAL DA FAZENDA ESPERANÇA DE CABO VERDE ACONTECE NA PRESENÇA DE UM GRUPO DE BISPOS AFRICANOS

Após a primeira fase da construção da Fazenda Esperança de Cabo Verde, chegou o grande dia da inauguração do mais recente centro de recuperação de pessoas toxicodependentes na cidade da Praia.

O acto da inauguração acontece no próximo dia 28 de Janeiro, com uma eucaristia presidida pelo Cardeal Dom Arlindo e mais 17 Bispos representantes das conferências episcopais da África Ocidental (RECOWA-CERAO), que inclui 17 países.

Abordado por este site, Padre Vinícios Gouveia, um dos responsáveis pelo projeto Fazenda Esperança em Cabo verde, diz acreditar que a presença de tantos bispos na inauguração revela “o amor de Deus por todos nós”. O mesmo considera a abertura da Fazenda uma resposta à missão que o papa Bento XVI confiou aos Membros da fazenda em 2007 quando nos visitou em Guaratinguetá-SP.

No dia da inauguração também estarão presentes o fundador, Nelson Giovanelli, e o atual presidente, padre Luiz Menezes.

O centro de recuperação de pessoas dependentes químicos em cabo Verde nasceu graças ao Cardeal D. Arlindo que ao perceber a dor e necessidade do povo com as consequências do uso das drogas convidou a Fazenda da esperança a iniciar a Obra em Cabo Verde.

O terreno foi cedido pela Diocese de Santiago em 2016, as autoridades locais demonstraram todo o apoio, a comunidade colocou-se disponível e nos últimos 10 meses um casal de missionários brasileiros, Helena Canto e José Picanço,  iniciaram as obras em Trindade, Ilha de Santiago.

A primeira casa já está pronta, embora ainda não disponha de água e energia. Os três primeiros internos foram recebidos em Dezembro passado para um período de tratamento de um ano. No Brasil, na Fazenda de Manaus, também outros três jovens da ilha de Santiago já estão com 4 meses de tratamento.

Os maiores desafios no processo de construção da nova fazenda, segundo padre Vinícios foi a organização e regularização dos documentos para início das obras, mas todo apoio e disponibilidade da Igreja e comunidade local foram essenciais.

Neste momento são 13 missionários na Praia, capital de Cabo Verde, que juntos procuram construir a presença de Jesus no relacionamento familiar entre os mesmos, no trabalho da estruturação da nova fazenda e na vivência da espiritualidade coletiva.