MISSA DE SUFRÁGIO DO FREI CAMILO TORASSA

A Diocese de Santiago convida todo o Povo Cristão, os Padres e Diáconos, Irmãs e Irmãos missionários a participarem na missa de sufrágio ao Frei Camilo Torrassa que será celebrada na quinta-feira, dia 16 de Agosto, às 18h15, na Igreja Pró-Catedral de Nossa Senhora da Graça.

O frade capuchinho Camilo Torassa faleceu no dia 10 de Agosto aos 89 anos, na ilha do Fogo, onde será também sepultado no dia 16 desde mês.

Chegou a Cabo Verde em 1960, viveu em diferentes ilhas onde contribuiu grandemente para a educação, promoveu a língua do país, impulsionou a Radio Nova,  recorda o Custódio dos Capuchinhos em Cabo Verde, Frei António Fidalgo, com uma nota na sua página facebook.

Frei Camilo Torassa, nasceu na cidade de Saluzzo (Itália) a 17 de Outubro de 1929, filho de Giuseppe e Margherita Torassa. Entrou na Ordem dos Capuchinhos, definitivamente, em Setembro de 1941 e foi ordenado sacerdote em novembro de 1945.

A Paixão por Cristo e o desejo de levar Seu Nome às terras distantes, levou-o a escolher Cabo Verde como campo de acção, juntando-se a outros confrades que já se encontravam nestas ilhas.

Antes, porém, de vir para Cabo Verde, trabalhou em Lisboa como procurador da Ordem capuchinha, ao serviço dos missionários que labutavam em Moçambique, Angola e Cabo Verde. A sua vinda para Cabo Verde deu-se em 1960, tendo sido colocado em S. Lourenço do Fogo até o ano seguinte, altura em que foi transferido para S. Filipe, onde trabalhou primeiro como Vice-Pároco e depois como Pároco até 1992.

«Homem simples e de grande visão, ele conjugou a promoção da fé cristã e o desenvolvimento humano, social e cultural, sendo de destacar a sua proeminente liderança na consolidação de Obras como a Casa materna e a edificação da Escola Catequética João Paulo II em S. Filipe-Fogo.

Estas instituições proporcionaram às crianças e aos jovens, hoje «cidadãos espalhados pelo mundo, uma formação integral, preparando-os para servirem à sociedade com base nos nobres valores humanos e cristãos», disse o cardeal Arlindo comentando a partida deste valoroso missionário capuchinho que deixou marcas muito positivas por onde passou a evangelizar.