MISSA DA CEIA DO SENHOR É O INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL

Eucaristia, Sacerdócio ministerial e Serviço foram os três aspectos da Homilia do Bispo da Diocese de Santiago na Missa da instituição da Eucaristia, início do sagrado Tríduo.

«É preciso cada cristão compreender e assumir o mistério que hoje celebramos, o mistério da Santa Eucaristia, pelo qual Jesus nos dá o Seu Corpo e o Seu Sangue, alimento da sua Igreja», disse o Cardeal na homilia da missa da Ceia do Senhor.  Na esteira do Apóstolo S. Paulo, quis deixar claro para a comunidade que uma coisa é a ceia que se faz em casa e outra é a Ceia do Senhor, memorial da sua entrega sacrificial.

Assim como o alimento é assimilado pelo corpo,  assim Jesus dá-nos o Seu Corpo e Sangue  para que nos tornemos n´Ele. E isto é uma honra e tem consequências na nossa vida: sermos servidores uns dos outros. O Segundo ponto é o Sacerdócio, «que está fundamentalmente ao serviço da Eucaristia, Também cada baptizado deve estar ligado à eucaristia», expressão maior do amor de Jesus na véspera da sua paixão.

Jesus é o eterno sacerdote, mas o sacerdote, pela ordenação, é um instrumento de Deus para que se concretize o que Jesus mandou na Eucaristia: transformar o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Jesus e fazer isto «em memória do Senhor», precisou o presidente da celebração.

No fim, ele falou do sentido do lava-pés aos discípulos, sinal de humildade e de radical serviço ao próximo. Assim como eu fiz, eu que sou Mestre e Senhor, deveis fazer vós também, disse o cardeal, precisando que Jesus não «sugeriu», mas deixou uma ordem aos seus discípulos.

Dom Arlindo levou os pés a 12 homens, entre os quais alguns internos da Fazenda da Esperança, em recuperação da dependência química. Um gesto simbólico, em conformidade com o verdadeiro sentido  do lava-pés.

A celebração terminou em silêncio, depois de o Santíssimo ter sido transladado para o altar lateral, a fim de os fiéis adorarem o Senhor. É tempo de silêncio e adoração.

Sobre o Tríduo: Ainda há muita confusão nas notícias da TV e da Rádio a propósito do início do sagrado Tríduo Pascal. O Tríduo começa na quinta-feira, mas é com a Missa da Ceia do Senhor, à tarde. Agora, com tanta informação e livros e folhetos que a Igreja distribui, espera-se que todo e qualquer católico saiba o essencial sobre a semana Santa, especialmente, sobre o Tríduo Pascal, coração do ano litúrgico.

O apelo do pároco da catedral, Pe. António Manuel (P. Ima) e do  Cardeal é que todos os que puderem devem participar em todas as celebrações, de quinta a Domingo de Páscoa.