JUVENTUDE FRANCISCANA PROMOVE MARCHA A FAVOR DO AMBIENTE EM PARCERIA COM O MOVIMENTO GLOBAL 350

Reduzir partículas de dióxido de carbono na atmosfera é o principal propósito desta iniciativa, que será realizada este sábado, dia 08 de Setembro, na cidade da Praia.

O objectivo, segundo Gelson, membro da Juventude Franciscana, (JUFRA), é sensibilizar as pessoas sobre o problema do lixo e a importância da conservação do meio ambiente e reduzir o dióxido de carbono para 350, uma vez que já atingiu os 450.

O entrevistado justifica ainda que uma das bandeiras do grupo Juventude Franciscana é a protecção do ambiente e também de tudo o que existe, o que está em sintonia com o espírito franciscano de defender e proteger a natureza, o ambiente. Daí a participação do grupo JUFRA nesta iniciativa.

Contribuir de forma a levar os jovens e a sociedade em geral a lutar por um planeta melhor, mais saudável, com menos emissão de gases e menos lixo.

“Meu lixo é meu” é o lema da marcha que acontece às 9 horas da manhã deste sábado, dia 08 de Setembro.

O Gelson explica a escolha do tema: “Emprego, justiça, ambiente e trabalho”, considerando que o trabalho, justiça e ambiente são três pilares principais. A alteração climática afecta a todos, mas os mais pobres são os mais afetados com os problemas advenientes do aquecimento global e outros fenómenos relacionados com a poluição do ambiente.

Quanto ao emprego, Gelson não defende a lógica que impera na sociedade de que a questão do ambiente não garante o emprego. Ele exemplifica citando a fábrica de reciclagem de lixo para produção de azulejos na ilha de Santo Antão que tem garantido emprego a alguns jovens.

A concentração esta agendada para as 9 horas, na Praça do Liceu Domingos Ramos. Após a marcha haverá uma sessão de música e uma palestra, para além de outras actividades.