JOVENS SATISFEITOS COM O ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O SÍNODO 2018

Os jovens da Diocese de Santiago estiveram durante três dias reunidos de 24 a 26 na paróquia de São Salvador do Mundo, Picos, onde receberam informações diversas sobre o próximo Sínodo dos Bispos sobre os jovens. Em entrevista ao site da Diocese os jovens mostraram-se satisfeitos com o encontro que reuniu cerca de uma centena de participantes de várias paróquias da diocese.

O Sínodo dos Bispos é um instrumento estratégico nas mãos do Santo Padre para a reforma da Igreja. É presidido diretamente​ ​por​ ​ele​ ​e​ ​coordenado​ ​por​ ​uma​ ​secretaria​ ​geral.

O encontro que decorreu em São Salvador do Mundo teve como orientador o expert vindo de Roma, o Rev. João Chagas, director do Departamento da juventude.

A iniciativa de três dias teve como objetivo ajudar os jovens a melhor compreender e acompanhar a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos – que terá lugar em Outubro 2018, para debater o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Esta iniciativa do secretariado da juventude conta com o envolvimento pessoal do Cardeal D. Arlindo. A Diocese desafia e prepara os jovens em especial e os diocesanos em geral a fazerem-se próximos desta caminhada no processo sinodal, de onde emerge com clareza que “o tempo é superior ao espaço”.

Silvestre, da paróquia de Santiago Maior, descreve o encontro como “extraordinário, frutífero e enriquecedor”. O jovem acredita que foram momentos onde foi possível cultivar conhecimentos que lhes permitirão transferir informações a outros jovens que por algum motivo não participaram do encontro.

Para a jovem Natalina da paróquia de São Filipe Apóstolo, o encontro superou as suas expetativas, pois saiu fortificada e capaz de poder explicar para outros jovens o significado do Sínodo e da força da juventude para a Igreja e para o Mundo porque são detentores de uma grande responsabilidade na sociedade.

O presidente do secretariado diocesano da juventude, Bernardino Gonçalves, avança que o encontro ajudou a compreender o percurso sinodal e a caminhar juntos; uma chave de leitura do documento preparatório, experiências de outras realidades pastora e também o afeto e o sentir próximo, como igreja.

“Os jovens já se habituam a deixar claro que não são o futuro senão o presente. Num frenesim de querer impor de forma mais direta ou mais subtil,  mandar apenas ou explorar sem piedade as debilidades dos jovens por parte da maioria senão de todas as instituições, a igreja quer se colocar à escuta do jovem, para poder assim também ganhar a autoridade serviçal de propor e acompanhar o jovem na sua transição para a fase adulta - e entre muitas coisas boas, escolher e fazer o melhor - que é o discernir”, acrescentou.

Espera-se que os jovens continuem a fortalecer o entendimento do que a juventude é hoje e que devem se munir-se de recursos de mente e de coração para com coragem sonhar e tomar as decisões que precisam ser tomadas.