PADRE SAMUEL PARTICIPA DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PREPARAÇÃO JMJ PANAMA

Para o presidente do Secretariado Diocesano da Juventude, “a juventude católica está a viver um grande momento”. O Padre Samuel viajou esta segunda-feira, 04 para a cidade do Panamá onde devera fazer parte do II encontro internacional de preparação JMJ PANAMA2019. Em entrevista a este site, Bernardino Gonçalves, presidente do Secretariado Diocesano da Juventude explica que a participação de Cabo Verde neste encontro é “um grande sinal de comunhão da nossa diocese e do nosso país com os jovens do mundo inteiro, em preparação para esta jornada que se faz em Janeiro 2019, logo depois do sínodo dos jovens, em Outubro de 2018. O responsável fala ainda das expectativas em relação ao encontro adiantando que contar com experiencias pastorais e contactos que possam melhorar na preparação espiritual e logística. Do ponto de vista financeiro a SDJ espera poder contar com a solidariedade vaticana que poderá beneficiar os participantes. “Estamos a viver um grande momento da juventude católica”, acrescenta. Ciente da importância da participação da juventude católica cabo-verdiana, o presidente revela que é de um valor pastoral e humano preciosíssimo pois “nos coloca no espírito da preparação deste evento que tem já gerado frutos concretos na pastoral e na juventude cabo-verdiana. Para alem de contribuir igualmente do ponto de visto organizativo e logístico para fortalecer as capacidades e aprendizagens que o Pe Samuel poderá trazer. Quanto à preparação o grande encontro, Gonçalves reitera que a Jornada Mundial da Juventude exige coragem, já dizia o Papa Francisco na mensagem do dia mundial da juventude deste ano 2018. “Queremos desafiar os jovens para esta coragem. O nosso projecto JMJ PAN AMA 2019 sonha levar 50 a 100 jovens, somos cientes das exigências financeiras. O outro inconveniente é ser em Janeiro que, para nós, é tempo de aulas. Mas o nosso empenhamento vai ser no limite das possibilidades humanas e contamos com a Providência divina”, concluiu.