JOVENS CABO-VERDIANOS TERMINAM FORMAÇÃO NA ESCOLA GEV COM EXPECTATIVAS EM ALTA

Estão de volta ao país os quatro jovens da Diocese da Santiago que participaram na formação de facilitadores de grupos de auto ajuda para dependentes do álcool e outras drogas, na Escola GEV, em Manaus, Brasil.

Em entrevista a este site, Luís Xavier um dos participantes, sublinhou que a formação “ultrapassou as espectativas” e que neste momento a vontade da equipa é trabalhar segundo o carisma da Fazenda Esperança, em prol de uma sociedade mais saudável e livre do álcool e outras drogas.

Durante a formação os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o carisma da Fazenda Esperança, seu Estatuto e Regulamento de orientação. Com a capacitação os facilitadores poderão apoiar a Fazenda que ainda se encontra em faze de solidificação em Cabo Verde.

No entanto tem vindo a apoiar o Grupo Esperança Viva, que funcionou desde do mês de Março na Capela de Santa Terezinha, em Safende. O objetivo é abranger outros bairros sobretudo os mais afetados.

A formação decorreu de 11 a 16 de Outubro no âmbito da construção da sede da Fazenda Esperança na zona de Trindade, ilha de Santiago. As casas da Fazenda Esperança de Cabo Verde são um espaço para acolher pessoas vítimas da toxicodependência, um dos flagelos que muito tem afetado as famílias e a sociedade cabo-verdiana.

Carlos Correia também participante da formação e que vive há 12 anos em recuperação diz ter trazido muita experiencia e sente-se com muita vontade de dar seu contributo. O entrevistado destaca a importância das partilhas de experiencias, de comunhão e dos testemunhos das pessoas que fizeram parte da formação.

São passos importantes na construção de Cabo Verde com todos e para todos.