JOVENS CABO-VERDIANOS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO NA ESCOLA GRUPO ESPERANÇA VIVA, GEV NO BRASIL

A Diocese de Santiago, preocupada com os problemas advenientes do consumo do álcool e outras drogas na sociedade cabo-verdiana, envia quatro jovens para Manaus, Brasil, onde deverão participar de uma formação de facilitadores de grupos de auto ajuda para dependentes do álcool e outras drogas.

A formação que acontece de 11 a 16 de Outubro, veio no âmbito da construção da Fazenda Esperança na zona de Trindade, ilha de Santiago. As casas da Fazenda Esperança de Cabo Verde são um espaço para acolher pessoas vítimas da toxicodependência, um dos flagelos que muito tem afetado as famílias e a sociedade cabo-verdiana.

Segundo a brasileira Helena Canto, uma das voluntárias da Fazenda Esperança em Cabo Vede, a participação desses jovens na Escola GEV é “de suma importância” para o trabalho.

A Fazenda Esperança, é uma iniciativa fundada no Brasil há 35 anos para a recuperação de pessoas toxicodependentes. Hoje já conta com mais de três mil recuperados. A Escola GEV- Grupo Esperança Viva, trabalha com as famílias dos jovens internados.

O trabalho da Fazenda baseia-se essencialmente num tripé, trabalho espiritualidade e convivência. O trabalho da Fazenda tem obtido grandes resultados ao longo dos anos e tem trazido felicidade a varias famílias que não acreditavam na recuperação dos seus familiares toxicodependentes.

A diocese de Santiago acredita nesse projeto e almeja ainda poder dar a volta à situação e um dia contar com uma sociedade mais feliz e livre das consequências do uso das drogas.