GRUPO ESPERANÇA VIVA TROUXE ESPERANÇA AOS TOXICODEPENDENTES E FAMILIARES

A implementação da Fazenda Esperança, centro de recuperação de toxicodependentes em Cabo Verde, está a dar seus primeiros passos. A reunião semanal com pessoas toxicodependentes, familiares e amigos acontece na capela de Santa Terezinha, na zona de Safende e já vai no seu quinto encontro.

O processo de documentação do projecto da construção das casas de recuperação de pessoas toxicodependentes que serão construídas na zona da Trindade, está em andamento e brevemente as obras terão início. Contudo o contacto com as pessoas iniciaram há mais de um mês.

Usuários de droga e familiares reunem-se semanalmente num ambiente aberto onde expõem seus problemas, dando força uns outros na esperança de juntos alcançarem o caminho da recuperação.

O Grupo Esperança Viva (GEV) é um grupo de auto-ajuda, ligado às Fazendas da Esperança. Existe em todo o Brasil e em outros 17 países. Em Cabo Verde o grupo é constituído por pessoas de diferentes zonas da ilha de Santiago, reúne-se todas as segundas feiras na capela de Santa Terezinha em Safende na esperança de juntos encontrarem solução para o problema.

Os membros do recém-criado do GEV, já vão no seu sexto encontro. A partilha de experiencias e a oração são elementos fundamentais deste grupo que tem mostrado entusiasmo e despertado grandes expectativas.

Euclides, um dos jovens assíduos aos encontros assume sem receio ser um alcoólatra e acredita na sua recuperação. O mesmo considera que nas reuniões encontra força, moral para continuar, embora a vontade de usar bebidas alcoólicas tem sido forte, o entrevistado diz que quer continuar o caminho, pois para ele as reuniões representam “um momento para descansar a cabeça”.

Fernanda, familiar de um toxicodependente, diz acreditar no projecto da Fazenda Esperança e apela as pessoas a abraçarem o projecto com força, pois trará benefícios para a comunidade. Ciente da luta para travar o uso abusivo das drogas, ela incentiva-os a adotarem um espírito de sacrifício para alcançarem a plena recuperação.

O casal brasileiro, Maria Helena Canto e José Manuel Soares Picanço, membros voluntários da Fazenda Esperança que estão a frente deste projecto de recuperação nomeadamente com o GEV destaca o envolvimento e a importância da presença das famílias nos encontros.

Os membros da Fazenda Esperança afirmam estar “cada vez mais fortalecidos”, com aumento da frequência dos participantes e isso é motivo de “grande satisfação”. A semente já esta lançada e eles esperam num futuro muito próximo colher frutos, bom desempenho e participação dos mesmos.