FRADES FRANCISCANOS CELEBRAM SEU FUNDADOR

Após oitocentos anos, São Francisco continua a contagiar os cristãos com seu espirito de humildade e devoção a Cristo. A comunidade cristã da zona de Achada São Filipe na Praia celebra na tarde desta quarta-feira, dia 04, a festa de São Francisco com eucaristia solene presidida pelo frei Gilson Frede.

Na verdade as atividades alusivas a festa de São Francisco teveram início no dia primeiro de outubro com uma eucaristia, entronização de imagem. A abertura do mês franciscano contou com o hasteamento da bandeira de Paz e Bem.

O terceiro dia do tríodo, ontem, 03, realizou-se o trânsito de S. Francisco, celebração da morte. A eucaristia solene em memória de São Francisco acontece hoje dia 04 com uma eucaristia presidida pelo Frei Gilson Frede.

No mundo onde a ausência da Paz, faz sentir em todos os cantos, sobretudo na sociedade cabo-verdiana Frei Gilson Frede, em entrevista a este site convida os cristãos a olharem pelos valores do Evangelho vividos por Francisco de Assis, olhando o próximo como irmão, e não como inimigo. “Temos uma sociedade sedenta da fraternidade”, considera o frade capuchinho.

Com a sua afeição, veneração a criação, São Francisco foi um defensor do ambiente, dos animais, por isso Frei Gilson convida a sociedade a cuidarem do ambiente.

Aos jovens escravizados pela “moda”, o entrevistado deixa uma mensagem apostarem no “radicalismo positivo”, capacidade de romper com a “moda imperante” e os convida a ousarem de um caminho alternativo, sendo críticos, capazes de renunciar tudo o que não lhes trazem felicidade, abrindo rotas novas.

Os frades capuchinhos em Cabo Verde celebram a festa do seu padroeiro em todas as ilhas onde estão presente. Em Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Fogo, Santiago e Brava.

No mês de Outubro, denominado Outubro Franciscano todo dedicado ao santo será preenchido por várias iniciativas. O tema incide sobre Santa Clara de Assis sob o lema “No feminino, no plural- Clara de Assis, filha amada de Francisco”.

Na linha de programação dos frades na cidade da Praia, no dia 08 terá início aos encontros que acontecem no quintal da residência na localidade de São Filipe. Nesse dia haverá encontro com artistas tendo com tema “Das mulheres artistas às mulheres na arte- A beleza esta salvando”.