FORMAÇÃO SAKUTA JOVEM SOB O LEMA "FORMAI-VOS PARA CONHECER, AMAR E SERVIR A DEUS"

O Secretariado Diocesano da Juventude tem em curso uma sessão de Formação destinada aos jovens, na sequência do projeto SakutaJovem. O objectivo, segundo o presidente do SDJ, Bernadino Gonçalves é a capacitação dos jovens para o serviço da diocese.

A formação SakutaJovem, que tem como lema "Formai-vos para conhecer, amar e servir a Deus" teve inicio no passado dia 04 de Junho com um tema da área do Direito canónico: Organização da Igreja - A diocese de Santiago – as paróquias", tendo com o orientador o Padre Boaventura.

Abordado por este site, o presidente do Secretariado Diocesano da Juventude (SDJ), Bernardino Gonçalves, ressalta que a capacitação é um caminho necessário para fortalecer a equipa que vai arrancar seu serviço a diocese como parte da pastoral da juventude.

"Tudo para levar os jovens a conhecer, amar e servir Jesus! Somos conscientes desta tarefa que não é só da pequena equipa. Por isso, abrimos a possibilidade de outros jovens participarem e temos um grupo acima de 20 jovens", acrescenta. A referida formação, que  esta sendo realizada na sala Padre Pimenta, no Centro paroquial de Nossa Sra da Graça, Platô,  decorre até o dia  09 de Junho.

Do leque dos temas fazem ainda parte «A comunicação na Igreja e da igreja, com orientação do Padre José Álvaro; o acompanhamento aos jovens – Ousar os ritmos jovens hoje, com  Adilson de Pina;

«Pastoral da juventude – o que é, porquê e para quê», conduzido pelo Padre Ima; «Os movimentos e novas comunidades na Igreja», com Diego, membro  da Comunidade Católica Shalom;  As congregações religiosas, sob a responsabilidade da Ir. Edite.

Já o tema "Relação Estado-Igreja na chamada sociedade laica", irá ser abordado por Gaudino Cardoso. O papel e a missão dos leigos na igreja e no mundo, por Rito Teixeira; Planeamento da pastoral juvenil – qualidade e caridade ao serviço dos jovens pelo Eutrópio Lima da Cruz, e por fim no dia 09, o tema, «TeamWork – A indispensável colaboração para gerar competência colectiva», a ser tratado por Eurico Borja.

Por durarem apenas uma hora, cada encontro é sobretudo «uma ocasião para despertar para a importância do tema e da necessidade da formação contínua individualmente  e em grupo», diz o padre José Álvaro.

Ao apresentar o seu tema, ele desafiou os jovens a serem conscientes no processo de comunicação e criteriosos na escolha do que recebem e enviam. «A nossa comunicação revela o foco do nosso interesse», diz, e para nós, em tudo deve reflectir que o nosso foco é «a mensagem de Jesus».

O Padre Zé lembrou aos jovens que a Igreja tem o melhor conteúdo do mundo a comunicar, o Evangelho/ a Pessoa de Jesus e que o meio mais importante para o fazer é a vida, o testemunho do cristão, não a tecnologia. Por outro lado, os cristãos devem deve-se usar  criteriosamente todos os meios disponíveis para anunciarem Jesus Cristo.