FAZENDA ESPERANÇA DE CABO VERDE ACOLHE OS PRIMEIROS JOVENS

O Cardeal Dom Arlindo mostra-se satisfeito com o início das actividades da Fazenda Esperança em Cabo Verde.

O consumo das drogas tem efeitos bastante negativos para a sociedade cabo-verdiana. O centro de recuperação de pessoas toxico dependentes «Fazenda Esperança» está em Cabo Verde a convite do Cardeal Dom Arlindo que se mostrou preocupado com as consequências do elevado consumo das drogas no país.

Após a primeira fase de construção das casas de recuperação, a Fazenda Esperança acolheu os primeiros internos. Trata-se de homens com problemas com o álcool e outras drogas e que já participaram algumas vezes do Grupo Esperança Viva (GEV).

Apesar de a Fazenda ainda não ter todas as condições necessárias, os três homens que desejam plena recuperação já estão acomodados. O tratamento terá duração de um ano e tem como base o tripé a espiritualidade convivência e trabalho.

Em entrevista a este site o Cardeal Dom Arlindo disse estar satisfeito com o início do funcionamento do projeto. Apesar do processo de legalização ainda estar atrasado, o Bispo acredita que será o problema em breve estará resolvido. O objectivo do projeto, segundo o Cardeal, é contribuir para o progresso espiritual da sociedade de modo a termos um país mais humano e racional.

O responsável da Fazenda Esperança em Cabo Verde, padre Ronaldo Lima, acredita que se o primeiro grupo permanecer, se a base for boa toda a construção será boa. Por isso se o primeiro grupo perseverar, esses serão as bases para o próximo grupo que entrará no início do próximo ano.

Para o missionário brasileiro, o processo de adaptação dos internos tem sido rápido, graças a base cristã católica que levaram com eles. Com a espiritualidade da Fazenda estão resgatando aquilo que haviam perdido com o vício e o afastamento de Deus da Igreja.

O padre destaca ainda o bom acolhimento da proposta da Fazenda por parte dos internos e a interação entre os jovens missionários brasileiros. Apesar de ainda não ter nada produtivo em relação ao terceiro tripé da Fazenda que é o trabalho, os internos já estão ajudando os missionários a fazerem a limpeza do terreno.

Em jeito de conclusão padre Ronaldo considera que o tripé está funcionando com êxito.