FAKE NEWS E JORNALISMO DE PAZ É TEMA PARA ASSINALAR O 52º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

O Secretariado da comunicação da diocese de Santiago vai debater no próximo dia 09 de Maio a mensagem do Papa para assinalar o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O debate vai ter lugar as 18 horas no Salão paroquial de Nossa Senhora da Graça, Praia, depois da apresentação da mensagem do Papa pelo Padre Adérito Rodrigues, licenciado em Comunicação. O debate será moderado pelo Frei Gilson Frede, (Ofm, cap), director do mensário Terra Nova.

"A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz» é tema proposto pelo Santo padre que sugere uma reflexão profunda sobre a realidade das fake news e suas consequências.

Os jornalistas e todos os intervenientes no mundo da comunicação são convidados a reflectir sobre a sua postura e acção perante o princípio da verdade no contexto da comunicação tradicional e no âmbito digital.

O Papa deseja com esta mensagem «contribuir para o esforço comum de prevenir a difusão das notícias falsas e para redescobrir o valor da profissão jornalística e a responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade».

«Um tema de grande actualidade que esperamos possa atrair muita gente ao encontro-debate», diz o Pe. José Álvaro, coordenador da pastoral da comunicação na diocese de Santiago. Para ele, a intenção é «não só divulgar esta importantíssima mensagem do Papa na comunidade, mas também propiciar às pessoas a oportunidade de debater e conhecer os critérios que o Pontífice propõe para uma comunicação de Paz através da utilização responsável das redes sociais e dos meios tradicionais.

O Papa propõe no fim da Mensagem uma oração profunda e simples, que o secretariado da Comunicação espera poder divulgar em todas as paróquias.