EX ALUNOS DO CENTRO CATEQUÉTICO ENCONTRAM-SE 31 ANOS DEPOIS

Por ocasião da festa de Nossa Senhora do Socorro na ilha do Fogo, dezenas de antigos alunos do Centro catequético João Paulo II voltaram à ilha que os acolheu de 1886 a 2000 para um encontro com o passado e perspectivar o futuro. O nosso site abordou o cardeal dom Arlindo Furtado a propósito deste encontro e da importância que teve o centro catequético no Fogo.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na ilha do Fogo acolheu de 1 a 7 de Agosto 66 antigos alunos do Centro Catequético João Paulo II. Marcados com o selo desta passagem pelo centro catequético e pela paróquia e N. Sra da Conceição, participantes de todas as ilhas e alguns da diáspora fizeram presença neste encontro de formação e de «recordações».

O Centro Catequético João Paulo II foi criado há 31 anos pelo bispo de Cabo Verde, Dom Paulino Livramento Évora com o objectivo de dotar os leigos de uma formação humana, catequética e teológica solidas, de forma a serem leigos bem preparados para o engajamento no cumprimento da sua missão na Igreja e na sociedade.

Deste centro saíram vários jovens que hoje desempenham funções importantes dentro e fora do país. Muitos diáconos, irmãs e sacerdotes também descobriram a sua vocações no centro que foi desativado em 2000.

Para Dom Arlindo foi uma “bela iniciativa” a abertura do centro Catequético em 1984. Para além da actividade catequética específica nas paróquias, o centro teve “grande impacto social e cultural” no seio das pessoas pois foi no centro catequético aproveitaram para elevar o seu nível de estudos. Portanto, o Centro ajudou no exercício da missão cristã na igreja e a nível socio-profissional.

Dom Arlindo considera importante o encontro para promover a socialização e reviver momentos bons partilhados juntos no centro catequético reforçando assim «a unidade nacional e a alegria das pessoas». Desafiou-os a continuarem a dar o seu contibuto à formação, enquanto pessoas válidas para a formação.

Do encontro saiu a decisão de se encontrarem de 2 em 2 anos a nível das dioceses e de 5 em cinco anos a nicel nacional, em sitema rotativo. A Boavista foi a ilha escolhida para o próximo encontro nacional.

ARTIGOS RELACIOADOS

1. Centro Catequético João Paulo II