ESCOLA GEV: “TODA A VIDA TEM ESPERANÇA”

Terminou no passado domingo em Manaus, Brasil, a formação da Escola Grupo Esperança Viva-GEV onde estavam reunidos mais de oitenta participantes entre os quais quatro cabo-verdianos.

O encontro durou uma semana e debruçou-se sobre o lema “Toda a Vida tem e Esperança” conduzido pelo Padre Valmir. A maior prova que o elemento da GVE pode dar é “levar a esperança a outras pessoas, fazendo a todos experimentar a esperança” sublinhou o padre Valmir.

Após a exposição do tema, o Bispo Dom Mário presenteou os participantes com sua experiente e sábia intervenção cingindo na temática do “Amor”, carisma da Fazenda Esperança.

“Só quem ama é um homem feliz”. Foi assim que Dom Mário dirigiu aos participantes exortando-os a serem homens felizes, capazes de contagiar os outros sendo “intensos” em tudo o que fazem.

D. Mário fez questão de relembrar que a formação não seria um encontro para aprendizagem mas sim para amar. O momento do encontro com Deus iniciava pela manhãzinha com a oração do terço, seguido de exposição dos temas.

”Ser Referência”, tema abordado no segundo dia de formação e exposto pelo coordenar regional, Geraldo, que tomou como exemplo o casal brasileiro, Helena Canto e José Picanço voluntários na missão da Fazenda êEsperança em Cabo Verde desde do mês de Março. “A nossa caminhada deve ser referência para os outros”.

A exposição do tema “Jesus em meio” pela jovem Juliana membro da presidência foi um dos momentos mais marcantes suscitando muitas intervenções por parte dos participantes. Viver a experiência do encontro com Deus. Gerar a presença de Jesus em meio é sobretudo amar a todos, caso contrário haverá presença de “Jesus abandonado” considerou.

“Ser esperança Viva na comunidade paroquial” tema exposto pelo padre Jarson e padre Vinícius. O Estatuto e regulamento GEV suscitaram algumas dúvidas que foram prontamente esclarecidas pelos membros.

Os participantes tiveram a oportunidade de fazer parte da Eucaristia solene dos 300 anos de Nossa Senhora de Aparecida, presidida pelo Bispo Dom Mário no dia 12.

A formação terminou no domingo, dia 16 com Eucaristia solene com toda a comunidade, presidida pelo padre Pedro.