ENCONTRO DOS SEMINARISTAS MAIORES: “NÃO BASTA FORMAÇAO INTELECTUAL, É PRECISO FORMAÇAO HUMANA, MORAL, ESPIRITUAL E PASTORAL”, DIZ D. ARLINDO

Decorre no Seminários Maior de Évora, Portugal o encontro anual dos seminaristas maiores das dioceses de Cabo Verde. O encontro reúne vinte e nove seminaristas maiores das duas dioceses de Cabo Verde. O Bispo da Diocese de Santiago disse em entrevista a este site que o encontro anual serve para partilhar a experiência vivida, os problemas, os desafios e as coisas boas, saber como cada um está e poder interferir e melhorar a situação. Para o Cardeal, na formação dos seminaristas “não basta a formação intelectual, é preciso formação humana, moral, espiritual e pastoral”.

Os seminaristas das Dioceses de Cabo Verde estão espalhados por seis seminários em países diferentes, sendo quatro em Portugal (Olivais e S: José de Caparide, em Lisboa, S. José em Faro, Algarve, e o Seminário maior de Évora) e dois em Itália, Roma e Piacenza).

O encontro anual dos seminaristas acontece ao meio do ano, precisamente depois da Páscoa. O objectivo é partilhar a experiencia vivida, os problemas, os desafios, as coisas boas também, para poder saber como cada um está e interferir e melhorar a situação. O encontro tem ainda como fito consolidar cada vez mais a relação reciproca entre os mesmos, uma vez que se encontram em seminários diferentes, reforçando o laço de amizade através do convívio, oração e partilha.

O Bispo destaca ainda a importância da presença do Padre José Álvaro, Reitor do Seminário de São José na Praia, que participa nesses encontros desde 2010. “É uma oportunidade de contactar os formadores que estão com os seminaristas no quotidiano, colaborar e poder ajudar no processo formativo”.

O Cardeal Dom Arlindo ressalta a importância da formação dos seminaristas, mas acredita que “não basta a formação intelectual, é preciso formação humana, moral, espiritual e vocacional”, e entende que só assim é possível formar um homem integral, o mais equilibrado possível, de forma a desempenhar cabalmente o ministério sacerdotal.

Dos vinte e um seminaristas da diocese de Santiago, quatro são finalistas. Para o Pastor é “uma grande graça porque e isto nos reforça a esperança de podermos ser reforço para nos ajudar na obra de evangelização e crescimento da própria Igreja”, conclui.

«Vejo esses encontros como uma boa oportunidade de reforçar os laços de unidade com os nossos seminaristas, rezar com eles, estar disponível para o diálogo, experimentar a beleza do encontro de muitos rapazes alegres querendo ser padres. É um bom «ensaio» para formar o presbitério de cada diocese», diz o Pe. José Álvaro.