CARDEAL REUNE-SE COM O CONSELHO PRESBITERAL NA PRAIA

O Conselho Presbiteral (CP) da Diocese de Santiago de Cabo Verde reúne durante dois dias, de 18 a 19 de Abril na cidade da Praia.

Segundo o Secretário do Conselho Presbiteral, Padre Edson Bettencourt, o encontro que reúne padres de todas as ilhas da Diocese tem como objectivo discutir assuntos que dizem respeito á Diocese, e esta sessão conta com a seguinte agenda:1. Criação de uma equipa de trabalho para harmonizar os processos matrimoniais e outros documentos, e informatizar todos os registos; 2. Integração da comunidade de Pau de Saco (Paróquia de S. Nicolau Tolentino) na Paróquia de Nossa Senhora da Luz; 3. Protocolo entre a UNICV e a Diocese através da Cáritas Diocesana e da Pastoral Universitária; 4. Pastoral presbiteral; 5. Constituição de uma equipa para a formação permanente do clero; 6. Regulamentação do Acordo entre Cabo Verde e a Santa Sé; 7. Religiosidade popular; 8. Secretariado da juventude alargado (cada vigararia com um delegado do secretariado para facilitar a comunicação); 9. Curso de oração para jovens.

De acordo com o secretário do CP, Padre Edson Bettencourt, os assuntos serão postos à mesa para discussão e análise para que os padres deem os seus pareceres. O CP é um órgão consultivo obrigatório na orgânica de uma Diocese. Pois, quando as decisões são assumidas e o documento final é assumido pelo bispo, torna-se uma orientação pastoral com força de lei.

O entrevistado adianta que “o CP procura ser representativos dos vários sectores do presbitério por isso embora todos os padres não estejam presentes estão representados através do Clero diocesano que votaram pelos membros do Conselho”.

“Com este Conselho se revela um grande sentido de comunhão que existe na Diocese onde cabe ao Bispo a ultima palavra mas que implica todo o clero que está representado pelo Conselho. Assim se forma uma vida da Diocese mais viva e voltada para a vivencia do Evangelho tendo em conta os vários desafios que a sociedade Cabo Verdiana coloca à Igreja”, enfatiza o Padre Edson.