DOUTOR HONORIS CAUSA: ”A HOMENAGEM NÃO É A MIM, É À IGREJA”, CARDEAL D. ARLINDO

O Cardeal Dom Arlindo Furtado vai ser condecorado com o título de doutor honoris causa pela universidade do Mindelo. Para o Bispo da Diocese de Santiago esta é, em última análise, uma homenagem à Igreja.

A condecoração do Cardeal Dom Arlindo Furtado com o título de Doutor Honoris Causa vem no âmbito da comemoração do XV aniversário da Universidade do Mindelo. Abordado por este site, o Cardeal diz ter recebido a notícia com surpresa e admiração, porém acredita que terá sido pelo fato de ter sido o primeiro bispo da Diocese do Mindelo e pela sua nomeação pelo Papa Francisco como primeiro Cardeal de Cabo Verde.

De forma humilde o Cardeal assegura que “esta homenagem não é minha, é da Igreja. Sendo a Igreja uma entidade importante para o país e para o povo, D. Arlindo afirma que a distinção lhe serviu para aumentar a consciência da importância e da responsabilidade da Igreja na construção do país.

O objetivo é “contribuir sempre mais e melhor para a consciência da dignidade enquanto construtores da sociedade”, disse.

O ato terá lugar no próximo dia 09 de Dezembro no Auditório da Uni Mindelo Onésimo Silveira. Um leque de conferências internacionais e outras actividades tem vindo a ser realizadas para assinalar o dia 10 de Dezembro, data em que oficialmente tiveram início as aulas na Unimindelo.