Diocese de Santiago: Nota pastoral

Aproveitando o inicio do novo ano pastoral, o Bispo de Santiago fez chegar aos seus diocesanos uma nota pastoral, dando algumas diretrizes para o ano pastoral já em curso, com algum destaque para momentos privilegiados “ particularmente densos na sua simbologia, no seu conteúdo e na sua forma, em termos de celebrações, formação e expressão exterior de fé”.

No passado dia 01 de outubro, a nossa diocese, juntamente com toda a Igreja, deu início ao mês extraordinário missionário, decretado pelo Papa Francisco.

Para uma adequada vivência do mês extraordinário missionário são apontados como objetivos: “ajudar cada batizado a tomar consciência da sua condição de discípulo , sempre e em toda a parte; assumir-se como portador permanente da mensagem de salvação recebida do Salvador, mensagem que deve ser comunicada aos outros, pelo testemunho e pelo anúncio”.

A diocese encontra-se no último ano do triénio, cujo lema pastoral chapéu é: “Pertença a Cristo, nossa alegria e missão”. No primeiro ano a diocese empenhou-se na formação dos leigos e colaboradores a diversos níveis e em matérias previamente selecionadas. No segundo ano, a diocese procurou promover um melhor conhecimento da mensagem e da vida do seu padroeiro, São Tiago Menor, assim como a devoção ao santo e uma melhor consciência diocesana à volta da celebração do mesmo padroeiro.

Para o ano pastoral já em curso, o último do triénio, a diocese vai “incidir sobretudo na recolha, compreensão e aprofundamento das expressões da piedade popular, desenvolvida na diocese ao longo de séculos, afim de apreendermos a sua mensagem essencial, iluminá-las ainda mais com a mensagem do evangelho e valorizá-las de forma conveniente”.

O Bispo apontou ainda para algumas datas, particularmente importantes para a diocese, em que se requer sempre mais valorização e conveniente participação: a celebração do dia do padroeiro, São Tiago Menor, a 03 de maio, nas ruinas da Catedral da Cidade Velha; as ordenações presbiterais e diaconais, sempre no primeiro domingo de julho e a celebração do dia da criação da diocese em todas as paróquias no dia 31 de janeiro.