CELEBRA-SE HOJE DIA 2 DE FEVEREIRO A FESTA DA APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO, ESCOLHIDO COMO «DIA DOS CONSAGRADOS»

O Dia e foi oficialmente instituído como DIA dos Consagrados em 1997 pelo Papa João Paulo II.

Conforme explicou a este site a Vice-presidente da CIRCV  (Conferência dos Institutos religiosos de Cabo Verde) a Irmã Filomena Borges, desde do dia 2 de Fevereiro de 1997 os membros de Institutos de vida Consagrada e das sociedades  de vida apostólica reúnem-se  quase que espontaneamente com os seus pastores e outros fiéis  para comemorar esse dia e lembrar o Dom e renovar o compromisso de acolher o chamado de Jesus que é o verdadeiro consagrado do Pai.

O objectivo desta celebração em primeiro lugar, é agradecer a Deus o Dom do seu Filho Jesus, a sua iniciativa de chamar os que Ele quis para estarem com Ele e  o seguirem numa vocação profética, que anuncia o reino de Deus.

Por outro lado fomentar a comunhão e a fraternidade partilhar a alegria e a consolação de Deus entre os consagrados.

Neste dia todos os consagrados e outras pessoas são convidados para um tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Pro-Catedral Nossa Senhora da Graça, as 16h30 às 18h, seguida da Celebração da Eucaristia presidia pelo Senhor cardeal, e a seguir um jantar convívio no Centro Paroquial.

No dia 04 de Fevereiro no âmbito da comemoração do dia do consagrado, a Paróquia de Santa Catarina, recebe uma celebração com a comunidade Paroquial sendo um tempo de reflexão aprofundamento da mensagem do Santo Padre para os consagrados.

Na linha de programação segue-se no dia 17 de Fevereiro uma iniciativa que é uma grande novidade intitulada " talentos a render " entre os religiosos e   os jovens frente ao Liceu Domingos Ramos. Todos os jovens são convidados.