Diocese celebra a festa do seu patrono São Tiago Menor

Neste domingo, 03 de maio a diocese celebra a festa do seu patrono, São Tiago Menor, em circunstâncias diferentes do que têm sido habitual nos últimos anos.

Para este ano, por ser num Domingo a diocese tinha pensado e organizado uma grande celebração, envolvendo todas as paróquias da diocese e particularmente as da ilha de Santiago.

Habitualmente as celebrações do patrono diocesano decorrem nas ruínas da Catedral, Cidade Velha. Mas este ano devido a situação de calamidade provocada pela  pandemia do novo coronavírus, as celebrações decorrem em cada paróquia.

Nestas circunstâncias, será também uma ocasião para invocarmos a proteção de Deus e cura dos doentes por intercessão do apóstolo São Tiago Menor, que sempre teve um especial cuidado e atenção pelos doentes.

São Tiago Menor consta da lista dos doze apóstolos escolhidos pelo próprio Jesus. Era filho de Alfeu. Provavelmente era chamado de “o menor” por ser de estatura menor ou por ser mais jovem que o outro Tiago. Era também chamado de “o justo”, devido a sua grande piedade. Ele trabalhou nas proximidades de Jerusalém, onde se acredita que tenha sido Bispo.

Saiba mais sobre o nosso patrono aqui!