D. Arlindo celebra 70º aniversário natalício

D. Arlindo celebra hoje 70º aniversário e ouviu os “parabéns” dos familiares, amigos e do seu presbitério numa celebração eucarística em acção de graças pelo dom da sua vida e da sua vocação, presidida pelo próprio na sua terra natal, o lugar que o viu nascer e crescer.

Arlindo Gomes Furtado nasceu em Figueira da Naus, concelho de Santa Catarina de Santiago a 04 de outubro de 1949, filho de Ernesto Robalo e Maria Furtado.

Foi baptizado na Paróquia de Santa Catarina, no dia 08 de Julho de 1950.

Fez os estudos primários em Achada Lém, Santa Catarina. Entrou no Seminário Menor de São José, no dia 01 de Outubro de 1963, onde fez os estudos liceais.

No dia 11 de Setembro de 1971 partiu para Coimbra, Portugal, a fim de continuar os estudos no Seminário Maior daquela cidade. Terminado o curso de Teologia, no Instituto Superior de Estudos Teológicos, regressa a Cabo Verde em 1976.

Foi ordenado Diácono pelo Senhor Bispo Dom Paulino Livramento Évora no dia 9 de Maio do mesmo ano, no Seminário de São José. Ficou a trabalhar na Paróquia de Nossa Senhora da Graça, Praia.

No dia 18 de Julho de 1976 foi ordenado Padre pelo Senhor Bispo Dom Paulino, na Paróquia de Santa Catarina. Depois da ordenação, foi nomeado Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Graça.

De 1978 a 1986 exerceu a função de Reitor do Seminário Menor de São José.

Em Agosto de 1986 partiu para Roma. Licenciou-se em Ciências Bíblicas pelo Instituto Bíblico de Roma.

Regressado a Cabo Verde em 1990, reside no Seminário de São José. Durante um ano apoiou nas zonas de Lém-Cachorro e Achada São Filipe. Nesse mesmo ano leccionou a disciplina de Inglês no Liceu Domingos Ramos, na Praia.

De 1991 a 1995 leccionou as cadeiras de Grego Bíblico, Hebraico, História e Geografia do Povo Bíblico e mais algumas cadeiras do Antigo Testamento, no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra. Durante a sua estadia na Diocese de Coimbra, foi administrador paroquial de duas comunidades, Ameal e Vila Pouca.

Colaborou na equipa tradutora da “Nova Bíblia dos Capuchinhos”, traduzindo os livros de Provérbios, Eclesiástes, Ben Sirá, e fez as respectivas introduções.

Em 1995 regressou a Cabo Verde para assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Graça.

Até 2004 foi Vigário Geral da Diocese de Cabo Verde.

A 09 de Dezembro foi tornada pública a notícia de que o Santo Padre, o Papa João Paulo II, criou a Diocese de Mindelo e nomeou como seu primeiro Bispo o Padre Arlindo Gomes Furtado.

Em 22 de Fevereiro de 2004, foi ordenado Bispo por Dom Paulino Livramento Évora, em Quebra Canela, na Praia.

No dia 28 de Fevereiro de 2004 tomou posse como Bispo da Diocese de Mindelo na presença do Núncio Apostólico Mgr. Giuseppe Pinto.

No dia 21 de Julho de 2009 foi nomeado Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde.

No dia 15 de Agosto de 2009 tomou posse como Bispo de Santiago, durante as celebrações da festa da Padroeira da cidade da Praia, Nossa Senhora da Graça, na Praia, estando presente o Núncio Apostólico, Mons. Luís Mariano Montemayor.

No dia 04 de Janeiro de 2015 o Papa Francisco anunciou durante a recitação do Angelus que seria criado cardeal no consistório de 14 de Fevereiro, com mais 19 novos membros do colégio cardinalício.

É membro das Congregações para a Evangelização dos Povos; para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

D. Arlindo Furtado é o 34º Bispo de Cabo Verde e o segundo de nacionalidade cabo-verdiana.