Celebra-se Hoje o 54° dia Mundial das Comunicações Sociais

Neste Domingo, Solenidade da Ascensão do Senhor, celebra-se o 54° dia mundial das comunicações sociais com o tema “para que possas contar e fixar na memória - (Ex 10, 2). A vida faz-se história".

O Papa Francisco dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração e assim afirma: “para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos. Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”.

O primeiro dia mundial das comunicações sociais foi celebrado em 1967 com o concílio Vaticano II e desde então por disposição conciliar todos os anos a Igreja celebra o dia mundial das comunicações sociais no Domingo da Solenidade da ascensão do Senhor, com uma mensagem do sumo pontífice dirigida aos profissionais de comunicação.