ABERTO HOJE OFICIALMENTE O 6º ENCONTRO DO CONSELHO PERMANENTE DOS BISPOS DA COSTA OCIDENTAL AFRICANA

Teve lugar na manhã de hoje, sábado, no Seminário de São José, a sessão de abertura oficial do 6º encontro do Conselho permanente dos Bispos da Costa Ocidental Africana. O Cardeal Dom Arlindo manifestou a sua satisfação em receber este encontro da Igreja da Costa Africana.

O encontro que reúne representantes das Conferências Episcopais dos países da África Ocidental de língua francesa, portuguesa e inglesa (CERAO-RECOWA) decorre até ao dia 30 de Janeiro no Seminário de São José, na cidade da Praia.

Em considerações a imprensa o Cardeal Dom Arlindo avançou que o encontro estimula a igreja em Cabo Verde sabendo que “temos muitos irmãos e irmãs  que estão na nossa vizinhança e que estão a esforçar-se na terra deles e nós na nossa” não só para fazer a igreja crescer mas também incentivar os políticos - não só Governo mas também a oposição  - e cidadãos a serem todos corresponsáveis uns dos outros e a construir juntos da melhor forma o nosso futuro.

Dom Arlindo Furtado ressaltou a importância do encontro para Cabo Verde acrescentando que a realização do mesmo os ajudam a tomar consciência que CEREAO, e RECOWA fazem parte de realidade regional e que “não estamos sozinhos” nesta obra da construção de uma Igreja que cria impacto social através da  sua acção evangelizadora.

O Cardeal acredita que o encontro poderá ajudar o próprio Governo a conhecer melhor as estruturas não só politicas, económicas mas também eclesiais da nossa sub-região permitindo estar bem em todo o lado.

Um dos assuntos abordados tem a ver com o desenvolvimento social. Dom Arlindo manifestou a sua preocupação considerando que “como igreja não podemos limitar apenas à sacristia e ao anúncio da Palavra de Deus... Por isso chamou a atenção dos políticos no sentido de ouvir a Igreja quando necessário, de modo a cumprir como igreja e também como cidadãos, o seu papel enquanto organismo humano, social  e eclesial no sentido de as coisas funcionaram melhor e as pessoas tenham melhores condições de vida com mais dignidade.