ABERTO HOJE OFICIALMENTE O 6º ENCONTRO DO CONSELHO PERMANENTE DOS BISPOS DA COSTA OCIDENTAL AFRICANA

Teve lugar na manhã de hoje, sábado, no Seminário de São José, a sessão de abertura oficial do 6º encontro do Conselho permanente dos Bispos da Costa Ocidental Africana. O Cardeal Dom Arlindo manifestou a sua satisfação em receber este encontro da Igreja da Costa Africana.

O encontro que reúne representantes das Conferências Episcopais dos países da África Ocidental de língua francesa, portuguesa e inglesa (CERAO-RECOWA) decorre até ao dia 30 de Janeiro no Seminário de São José, na cidade da Praia.

Em considerações a imprensa o Cardeal Dom Arlindo avançou que o encontro estimula a igreja em Cabo Verde sabendo que “temos muitos irmãos e irmãs  que estão na nossa vizinhança e que estão a esforçar-se na terra deles e nós na nossa” não só para fazer a igreja crescer mas também incentivar os políticos - não só Governo mas também a oposição  - e cidadãos a serem todos corresponsáveis uns dos outros e a construir juntos da melhor forma o nosso futuro.

Dom Arlindo Furtado ressaltou a importância do encontro para Cabo Verde acrescentando que a realização do mesmo os ajudam a tomar consciência que CEREAO, e RECOWA fazem parte de realidade regional e que “não estamos sozinhos” nesta obra da construção de uma Igreja que cria impacto social através da  sua acção evangelizadora.

O Cardeal acredita que o encontro poderá ajudar o próprio Governo a conhecer melhor as estruturas não só politicas, económicas mas também eclesiais da nossa sub-região permitindo estar bem em todo o lado. 

Um dos assuntos abordados tem a ver com o desenvolvimento social. Dom Arlindo manifestou a sua preocupação considerando que “como igreja não podemos limitar apenas à sacristia e ao anúncio da Palavra de Deus... Por isso chamou a atenção dos políticos no sentido de ouvir a Igreja quando necessário, de modo a cumprir como igreja e também como cidadãos, o seu papel enquanto organismo humano, social  e eclesial no sentido de as coisas funcionaram melhor e as pessoas tenham melhores condições de vida com mais dignidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

  1. 6º encontro do conselho permanente do bispos da Costa Ocidental Africana
  2. Bispos da Africa reunidos em Cabo Verde

Contactos

DIOCESE DE SANTIAGO
Avenida Amílcar Cabral/Largo 5 de Outubro
CP 46 - 7600 Praia - Cabo Verde
Telf (00238) 2611119
Fax (00238) 2614599

Email: diocese@diocesesantiago.org