CARDEAL PRESIDE MISSA INAUGURAL DA FAZENDA ESPERANÇA DE CABO VERDE

A inauguração da Fazenda da Esperança de Cabo Verde teve lugar este domingo, 28 de Janeiro na localidade de Trindade, cidade da Praia. Com duas casas de recuperação prontas e com três internos em tratamento desde o mês de Dezembro, o centro foi ontem oficialmente aberto.

O ato de inauguração contou com a presença do brasileiro Nelson, fundador da Fazenda Esperança entre vários outros missionários também brasileiros.

A missa inaugural foi presidida pelo Cardeal Joseph Turckson, do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Espiritual, concelebrada pelo cardeal Dom Arlindo Furtado e vários bispos da Costa ocidental africana. A celebração aconteceu dentro de uma das casas e muitas pessoas tiveram que se acomodar fora pois o espaço celebrativo era limitado. De salientar que muita gente das comunidades quis presenciar o ato inaugural, esperado com muita ansiedade.

Dom Arlindo fez um breve historial da Fazenda em Cabo Verde, salientando que desde sempre se preocupou com as famílias cabo-verdianas que enfrentavam as consequências do uso das drogas. Graças ao convite feito aos missionários da Fazenda Esperança, hoje Cabo Verde conta com um centro de recuperação de pessoas dependentes.

Durante a homilia o Cardeal Arlindo mostrou-se convicto do trabalho dos missionários da Fazenda Esperança, acreditando que muitos jovens e famílias vão poder viver livre das drogas por causa da acção do centro acabado de inaugurar. No final da eucaristia, as casas foram benzidas pelo Cardeal Turckson, seguindo-se um lanche-convívio com todos.

A Fazenda Esperança de Cabo Verde é animada pelos missionários brasileiros, muitos dos quais se recuperaram na Fazenda, se doaram para esta missão.

Danilo da Silva, há dois anos vive em sobriedade, agora procura ajudar outros jovens. O primeiro em recuperação também testemunhou que e experimentou o Amor na Fazenda e encontro Deus. Isto fez toda a diferença no «homem novo» que le agora é. Interveio o Nelson, que contou como enquanto jovem «fundou» a Fazenda na esteira da «espiritualidade do altar», transmitida do Frei Hans. «Tudo dreto»?, ele saudou a assembleia na língua crioula. Ele manifestou a sua satisfação pela abertura da Fazenda em Cabo Vede que é o 5º do continente Africano e 183 espalhado pelo mundo.