CARDEAL DOM ARLINDO PRESIDE EUCARISTIA DOS 485 ANOS DA DIOCESE DE CABO VERDE

485 anos da criação da diocese foi marcado com uma Eucaristia  presidida pelo bispo da diocese de Santiago, cardeal Dom Arlindo Furtado e concelebrada por dezenas de sacerdotes.

Tudo brotou do Amor, se encaminhou pelo amor e se destina à plenitude do Amor de Deus, disse Dom Arlindo no início da sua homilia, agradecendo a Deus pelo dom da Sua Igreja chamada a levar a Boa Nova até ao fim dos tempos. O Bispo de santiago falou da Alegria de celebrar 485 anos e destacou a presença do Bispo de Bissau, dom José Camnate  que remete à nossa história comum e à dinâmica da evangelização das ilhas e a partir de Cabo Verde, já que a diocese abrangia muitos países da África ocidental.

A mais antiga Igreja da África Moderna, a Diocese de Santiago de Cabo Verde foi erigida em
 31 de Janeiro de 1533 pela Bula “Pro Excelenti”. O Papa Clemente VII criava a Diocese de Santiago de Cabo Verde com sede na igreja paroquial da Ribeira Grande, ilha de Santiago, e que ficaria sufragânea da Diocese do Funchal.

O pároco da paróquia de Nossa Senhora da Graça Padre António Ferreira, (P. Ima) disse que 31 de Janeiro é um dia de festa para a Diocese de Santiago de Cabo Verde, pois completando 485 anos da sua criação, está próxima dos 500 anos.

Por feliz coincidência, na eucaristia estavam padres de diversas congregações que estiveram envolvidos na evangelização de Cabo Verde; Franciscanos, jesuítas, espiritanos e capuchinhos.