CARDEAL D. ARLINDO CONSIDERA “MUITO PREOCUPANTE, GRAVE E CHOCANTE” OS CASOS DE RAPTOS DE PESSOAS EM CV

Dom Arlindo Furtado manifesta preocupação com os episódios de raptos de pessoas que ultimamente tem assolado a cidade da Praia, considerando haver “uma organização criminosa com intenções desconhecidas ”.

Os episódios de desaparecimento de pessoas têm sido frequentes em Cabo Verde. Há pouco mais de três meses registou-se o desaparecimento de uma mulher e filho na altura com apenas um mês.

A jovem mãe de 19 anos teria saído de casa acompanhada do filho menor e tinham como destino o PMI na zona de Fazenda, Praia, onde pretendia levar o bebé para a sua primeira consulta. No dia 14 de Novembro há precisamente um mês, na zona de Eugénio Lima, Edvania Gonçalves uma criança de 10 anos desapareceu sem deixar rastos.

Num período de três meses Já se contabilizaram três pessoas desaparecidas. As autoridades policiais estão no terreno na tentativa de encontrar as vítimas e de identificar os criminosos. Entretanto, permanece o sofrimento dos familiares que ainda alimentam a esperança de poder vir a encontrá-los vivos.

A situação é verdadeiramente preocupante. Interpelado por este site, o Cardeal Dom Arlindo Furtado considerou a situação “muito preocupante, grave e chocante”, um caso que tem ganhado intensidade em Cabo Verde.

D. Arlindo acredita que “há qualquer coisa que está a acontecer que não dá para entender”. O mesmo refere à possibilidade de haver “uma organização criminosa com intenções desconhecidas ”.

O cardeal manifesta solidariedade aos familiares das vítimas e interpela a ajuda de Deus para que a situação seja resolvida de forma rápida com toda a eficácia possível.

Revela-se preocupado, sobretudo com o desaparecimento de crianças, um crime que considera de “hediondo gravíssimo” que tem de ser resolvido e o grupo de raptores desmantelado.

Por outro lado, o Cardeal alerta as famílias, autoridades e a todos os cidadãos em geral a estarem mais atentos, e dispostos a contribuir no sentido de prevenir, evitar, denunciar esse tipo de crime.

ARTIGOS RELACIONADO

1. Bispo D. Arlindo condecorado com titulo de Doutor Honoris Causa