Cabo Verde já conta com um Cardeal

O Papa Francisco nomeou esta manhã na Praça de São Pedro durante o Angelus, oração que ele pronuncia todos os domingos, os vinte novos Cardeias do Vaticano. Entre eles está a Sua Eminência Dom Arlindo Gomes Furtado, actual Bispo da Diocese de Santiago.

Os novos Cardeais são provenientes da África, América Latina e Oceânia. Dos vinte nomeados, 15 tem menos de 80 anos e poderão eleger o próximo Papa num futuro conclave. O nosso Cardeal está no lote dos Cardeais eleitores/elegíveis, e o próprio admite a possibilidade de ser eleito, mesmo que seja uma possibilidade remota como assume numa entrevista exclusiva à página online da Diocese de Santiago.

Os novos Cardeais serão investidos no dia 14 de Fevereiro com uma Celebração Solene em Roma. No Vaticano, actualmente existem 110 cardeais eleitores onde 52 são da Europa, seguindo-se 33 da América, 17 do Norte e 16 latino-americanos, 13 da África, 11 da Ásia e 1 da Oceânia.