BODAS DE BRILHANTE: 60 ANOS DA REABERTURA DO SEMINÁRIO DE S. JOSÉ NA PRAIA

O Seminário de São José na Praia celebra este ano as bodas de brilhante. A efeméride tem sido marcada desde o ano passado por encontros dos fiéis e tertúlias no Seminário, uma conferência na cidade da Praia, uma exposição fotográfica e sobretudo ano pela ida dos seminário às diversas comunidades cristãs e consequente motivação das pessoas ao envolvimento com a vida e missão do seminário, em sintonia com o lema dos 60 anos: «o coração da diocese no coração das pessoas».

O ponto alto da festa é a solene eucaristia no seminário de São José, que vai ser presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado no dia 7 de Outubro, data que marca a chegada dos 9 primeiros alunos ao «Placete», edifício cedido pelo então governador para o efeito.

A celebração eucarística acontece no próximo dia 07 de Outubro, sábado, na capela do Seminário de São José na cidade da Praia e o convite é extensivo a todos os os fiéis de todas as paróquias pois trata-se de um acontecimento diocesano.

O Seminário de São José, fundado em 1866, em S. Nicolau, foi berço da cultura e da intelectualidade foi fechado em 1917 na sequência do vendaval da primeira república, e foi reaberto em 1957 pelo Bispo Dom José Colaço, que veio de Goa, Índia, com este firme propósito. Os dois produziram quadros para a sociedade e padres, mas o seminário em S: Nicolau «deu» 50 padres à diocese e o seminário na Praia quase 40.

A eucaristia do dia 7 tem como objetivo  agradecer a Deus pelo trabalho realizado nestes 60 anos, por todos os reitores e professores e colaboradores na formação de várias centenas de cidadãos e cerca de 40 sacerdotes cabo-verdianos a trabalhar nas dioceses de Cabo verde e na Guiné-Bissau.

Está a cumprir-se, embora em ritmo lento, o sonho de D. José Colaço que tinha a «santa obsessão» de reabrir o seminário e formar padres autóctones para Cabo Verde.