BIÓLOGO MARINHO, DEIXA TUDO PARA SER UM FRADE CAPUCHINHO

Depois de se  ter formado em Biologia Marinha, ouviu um chamamento que o deixou inquieto. Por isso, aos 22 anos resolveu seguir a caminhada vocacional no carisma Franciscano. O futuro sacerdote, Frei Odair Gonçalves, é natural da paróquia de São Nicolau Tolentino concelho de São Domingos, e será ordenado no próximo domingo dia 01 de Julho, na paróquia que o viu nascer.

"Conheci um Deus que me amava sem nada esperar de mim e, um desejo de entregar-me inteiramente a Ele invadiu meu coração. Não dava mais para ser como antes, era preciso fazer a diferença". É assim que o Frei Odair explica a sua escolha vocacional.

Ele iniciou sua caminhada em 2007 quando foi acolhido na casa dos Irmãos Capuchinhos em São Vicente. No ano seguinte fez o  postulantado na Ilha de São Nicolau, vila do Tarrafal. Após este período, seguiu para o noviciado na Ilha Brava, onde fez os primeiros votos como religioso.

Em Setembro de 2010 partiu para Portugal a fim de fazer os estudos filosóficos na Universidade Católica no Porto. Em 2013 regressou a Cabo Verde para o ano de estágio (pastoral fraterno) na Ilha da Brava.

Em 2014 partiu para Itália para os estudos teológicos onde terminou os estudos em Abril de 2018, defendendo a tese na área da pastoral da catequese, especificamente o catecumenato.

Foi na Itália que ele fez os votos perpétuos no dia 05 de Dezembro 2015, dando um sim definitivo e consequente entrega total a Deus e à Igreja. No dia 11 de Abril de 2016 foi instituído leitor e no ano seguinte, a 19 de Março, foi instituído acólito.

No dia 02 de Dezembro 2017 foi ordenado diácono na catedral de Fossano Diocese de Cúnio nas mãos de Dom Pietro Delbosco, onde fez a experiência pastoral na diocese de Imola especificamente no centro missionário da província da Emmilia Romagna.

Entrevistado por este site, o frei Odair assegura que se trata de um "SIM" uma resposta de amor, uma entrega total e definitiva. "Ser exclusivamente d´Ele, para ser presença profética no mundo. Não se trata de um privilegio, embora nos cause alegria, mas de uma missão transformadora.

O frei Odair acredita que no dia 01 de Julho será a confirmação dessa resposta, «fruto dessa longa caminhada, discernimento e muita oração».

Quanto às maiores dificuldades em responder ao chamamento, ele diz que é muito comum "o medo de responder ao chamamento de Deus e não saber como se vai concretizar".