BAIRROS DE ACHADA MATO, RIBEIRA FUNDA E JAMAICA RECEBERAM DIA MUNDIAL DA MISSÕES

No passado domingo, dia 23 de outubro, Dia Mundial das Missões, os bairros de Achada Mato, Ribeira Funda e Jamaica, nos arredores da Cidade da Praia foram escolhidos para receber as atividades no âmbito do Dia Mundial das Missões, nomeadamente ações de evangelização porta a porta e a cerimónia eucarística. Dezenas de jovens de várias paróquias juntaram-se aos jovens destas três comunidades e levaram para a casa das pessoas a mensagem de Cristo e dando-lhes a conhecer o verdadeiro valor do ser missionário.

Este e o terceiro ano que o Dia Mundial das Missões é vivido na Diocese de Santiago com missões porta a porta, protagonizado por jovens, sobretudo nos bairros periféricos, respondendo assim ao apelo do Papa de se fazer ao largo, de ir ao encontro das pessoas, sobretudo na periferia, levando a Boa Nova.

A Jovem escuteira de Achada Mato, Carla Correia, participou nesta missão e partilhou a satisfação de fazer parte desta iniciativa de fazer chegar a palavra de Deus às outras pessoas da sua comunidade.  “Sinto que nós jovens estamos interlaçados com Cristo, porque Ele deixou-nos esta missão e hoje, Dia de Missões, nós jovens católicos andamos porta a porta para falar com as pessoas sobre Cristo e, também, ouvir o que eles pensam sobre a Igreja. Conseguimos realizar a nossa missão, conseguimos dar a nossa contribuição na evangelização. As pessoas nos receberam bem. Sinto-me uma missionária feliz”.

O jovem da Paróquia de São Filipe Apostolo, Laurindo Correia também partilha a alegria de se fazer ao largo levando a Boa Nova aos outros. “Foi uma experiência gratificante. As pessoas aderiram, mesmo as de outras seitas aceitaram-nos, porque a mensagem mostra como ser missionário, independentemente de pertencer a uma seita ou outra religião”.

Para Dino Gonçalves, Coordenador do Secretariado Diocesano da Juventude, Achada Mato, assim como muitos bairros da periferia precisam que as palavras de Deus entrem mais nas casas de seus habitantes e o objetivo da missão é ir ao encontro dessas pessoas. Acrescenta que é sempre um momento de entusiasmo ver jovens alegres em dar a conhecer Cristo para a outras pessoas. “É isso que é a evangelização. Dá alegria aos que o fazem. Sempre foi assim, vimos na Bíblia que as pessoas que Jesus enviava para pregar a sua palavra regressavam alegres. E é isso que aconteceu hoje. Os jovens voltaram alegres, é esse o encontro com Deus”

Entretanto, o representante do SDJ defende que é preciso multiplicar as ocasiões para os jovens participarem em ações de evangelização, lembrando que o Papa Francisco desafia uma igreja em saída, que vai ao encontro das pessoas.

“Vimos que é algo que precisamos qualificar e aprofundar isso, evangelizando os jovens para evangelizar. Todo o batizado deve fazer isso, há uns que o faz mais vezes e outros menos, diz Dino Gonçalves, desafiando a existência, nas paróquias e nas comunidades, pessoas que cuidam especificamente desta parte de evangelizar.

Depois da missão nas casas das pessoas, a tarde culminou, com a eucaristia solene copresidida pelos padres João Augusto, José Clementina e Edson Bettencourt, no campo de futebol de Achada Mato, e contou com a participação de muitas pessoas, que no final mostraram-se satisfeitos com a iniciativa.

Em nome das comunidades, Lourdes Freire mostra a satisfação e o privilégio de receberem o Dia Mundial das Missões, que reuniu jovens e padres de várias paróquias nesta importante missão de evangelização e de levar Jesus aos outros.

“Além da evangelização, a eucaristia foi um momento importante, onde o padre fez uma homilia muito clara, deixando-nos com ideias mais claras sobre o sentido da missão e saímos mais fortalecidos em relação a nossa fé e a nossa missão enquanto cristãos. Desejamos que sejam feitas mais ações de evangelização aqui na nossa comunidade”, diz Lourdes Freire, que uma das responsáveis da Comunidade de Achada Mato