ADMISSÃO E «INSTITUIÇÃO» DOS SEMINARISTAS PELA PRIMEIRA VEZ NA ILHA DO FOGO

A messe é grande mas os operários são poucos, Jesus já tinha dito. Ainda hoje a messe do Senhor continua sem fronteiras e os operários ainda são poucos. Graças à força do Espírito Santo, alguns jovens continuam a disponibilizar-se para trabalhar na messe do Senhor. Assim, os seminaristas Carlos Martins, Cesandro Sequeira e José Spínola deram no sábado, dia 5, mais um passo rumo ao sacerdócio ministerial para o qual se preparam há pelo menos 5 anos. A paróquia de Nossa Senhora da Conceição na ilha do Fogo acolheu estas celebrações pela primeira vez.

O seminarista Carlos Martins foi admitido oficialmente como candidato às ordens sacras durante a oração das vésperas solenes, na presença da comunidade, enquanto o seminarista Cesandro Sequeira foi instituído no ministério dos leitores. José Spínola foi instituído no ministério dos acólitos na missa vespertina que se seguiu, presidida pelo cardeal dom Arlindo

Trata se da primeira vez que a admissão e a instituição dos seminaristas acontecem na Ilha do Fogo. Durante o acto o Bispo da diocese de Santiago desafiou a comunidade a fazer o que Jesus pediu: rezar para que Deus mande mais operários para a messe, que é grande e precisa de operários disponíveis para o total serviço do Senhor. Em foco estiveram as famílias que «devem criar um clima para favorecer a opção vocacional consciente, seja para o matrimónio, seja pra a vida consagrada e sacerdotal», disse o pastor da diocese, que insistiu diante da assembleia: «Precisamos de muitos e santos sacerdotes, e as comunidades devem rezar e apoiar as vocações».

Dom Arlindo desafiou os jovens a ouvir os apelos do Senhor e a responder com seriedade na constituição de sólidas famílias cristãs no matrimónio, na vida consagrada e no ministério sacerdotal a serviço da comunidade, «que tanto ainda precisamos na nossa diocese».