«A IGREJA NA ÁFRICA OCIDENTAL PRECISA ENCONTRAR NOVOS MÉTODOS PARA FINANCIAR OBRAS COM IMPACTO SOCIAL» - CARDEAL TURCKSON

Durante um seminário integrado na 6ª reunião do Conselho Permanente da CERAO, (Conferências Episcopais Regionais da África Ocidental) o cardeal Prefeito do dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral defende a necessidade de desenvolver um novo conceito de intervenção social da Igreja, isto é, «o papel da igreja em promover investimentos com forte impacto social e não apenas de beneficência».

Entende que já se faz isso em algumas regiões da África, mas a novidade está na forma de financiamento desses projetos, como numa empresa. A autoridade máxima da Igreja Católica para assuntos ligados ao desenvolvimento Humano integral disse em entrevista ao programa a vinda do Senhor e ao jornal Terra Nova, que é preciso «mudar de rumo» em assuntos de financiamento com vista a um impacto social e sustentabilidade.

«Há algum tempo estamos falando sobre a situação das Igrejas que dependem muito da ajuda dos missionários e pensamos que é chegada a hora de serem autossuficientes, de se desenvolver no próprio continente africano os meios necessários para o nosso trabalho de evangelização.

O cardeal explicou que para recursos humanos temos a pastoral das vocações, e para o financiamento as soluções têm a ver com um método misto: por um lado, a ajuda social e por outro um tipo de investimento que pode dar algum lucro aos investidores. Precisa: «Há financiadores que estão dispostos a renunciar a uma parte do lucro em favor de causas sociais que beneficiam as populações.

Parece interessante para a Igreja, que sempre fez projetos de benefícios às populações, mas não de algum lucro para os investidores. Parece interessante conhecer este método misto, advoga. O prefeito do novo dicastério falou ainda de dois seminários realizados em Roma em 2016, quando ele era ainda responsável apenas pelo departamento justiça e paz para aprofundamento do assunto com a ajuda do serviço de promoção social dos EUA, que estiveram a organizar o mesmo seminário na Praia.

Segundo ele, para alguns dos representantes das conferências dos bispos «é a primeira vez que ouvem falar deste novo método misto de financiamento de projetos que têm mais garantia de futuro.  Alguns estavam admirados, mas no fim acabaram vendo que é preciso tomar este caminho».

O Dicastério para o Desenvolvimento Humano integral  - resultado da fusão de Comissões e dicastérios vários  - tem programado conferências sobre este «impacto social» das obras da Igreja para todos os bispos. Ele sente-se encorajado pelo exemplo da África do leste, que está mais desenvolvido neste método e por alguns países da sub-Região ocidental africana.

O cardeal elogiou a paz no nosso país, ficou com boa impressão da visita ao Presidente da Republica, e disse que o Dicastério poderá ajudar a financiar projetos ligados ao desenvolvimento integral do Homem.