A IGREJA EM CABO VERDE ESTÁ EM FESTA: ORDENAÇÃO DE 2 SACERDOTES E 3 DIÁCONOS

É já amanhã, 1 de Julho, a grande festa da ordenação de cinco jovens da diocese de Santiago. Os jovens diáconos Eliseu Gonçalves e frei Odair Gonçalves receberão a ordenação sacerdotal e os seminaristas Janilson Silva, Bruno Varela e António Martins serão ordenados diáconos pelo Cardeal Dom Arlindo.

Ordenação presbiteral

- O diácono Eliseu Gonçalves, natural de S. Domingos e S. Nicolau Tolentino sentiu-se seduzido por Cristo, permanece firme na sua missão de servir a Igreja. Após a sua ordenação diaconal, segue agora o caminho do presbiteral «com espírito de missão e serviço». O chamamento ao sacerdócio foi algo que ele sentiu ainda criança.

-O futuro sacerdoteFrei Odair Gonçalves, também ele da paróquia de S. Domingos e São Nicolau Tolentino, concelho de São Domingos, será ordenado no próximo domingo dia 01 de Julho, na paróquia que o viu nascer. Depois de se  ter formado em Biologia Marinha, ouviu um chamamento que o deixou inquieto. Por isso, aos 22 anos resolveu seguir a caminhada vocacional abraçando o carisma Franciscano.

"Conheci um Deus que me amava sem nada esperar de mim e um desejo de entregar-me inteiramente a Ele invadiu meu coração. Não dava mais para ser como antes, era preciso fazer a diferença". É assim que o Frei Odair explica a sua escolha vocacional.

- Frei Flávio Camilo Correia de Pina, Franciscano Capuchinho, é natural do Concelho de São Filipe - ilha do Fogo. Após sua formação teológica em Roma, Itália, o jovem vai ser ordenado sacerdote no dia 08 de Julho na sua terra natal.

O Frei Capuchinho será ordenado presbítero no dia 08 de Julho, em São Filipe, Ilha do Fogo. O seu percurso vocacional começou depois de ter terminado os 3 anos de formação universitária no curso de Engenharia  de Telecomunicações no ISECMAR (actual UNICV).  “Basta-te a minha graça” (2 Cor 12,9) é o lema da ordenação presbiteral.

Ordenação diaconal

Após o estágio em diferentes paróquias da diocese de Santiago, os três seminaristas vão dar mais um passo no serviço a Igreja.

-“Deus não me escolheu pela minha capacidade”, diz o seminarista Janilson Júnior Correia e Silva, que faz parte do grupo de 5 jovens que no dia 01 de Julho responderão definitivamente o "Sim" ao serviço da Igreja no ministério diaconal e presbiteral. O jovem, natural da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, mostra-se ciente da sua decisão e exprime uma imensa gratidão a Deus pelo facto de ser um dos escolhidos.

- Bruno Varela é natural da Paróquia Nossa Senhora da Graça. Depois da formação filosofico-teológica e após o período de estágio na paróquia Nossa Senhora da Luz, Santiago, o Seminarista prepara-se agora para ser ordenado diácono.

Abordado por este site, o Bruno revela que iniciou a caminhada ainda no seio da família. Aos 14 anos ingressou no seminário que o atraiu «sem eu saber bem os porquês»- disse. Fez o Propedêutico no Seminário de Caparide e o Mestrado Integrado de Teologia na Universidade Católica de Lisboa, estando no Seminário dos Olivais.

- O jovem estagiário António de Jesus Gonçalves Martins, de 27 anos, é natural da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, Baía dos Acatrazes, Santiago.

António de Jesus Gonçalves Martins veio de uma família tradicionalmente católica. O futuro diácono reconhece que no início não foi fácil, devido ao medo e alguma resistência por parte de familiares e amigos.

Iniciou o seu discernimento vocacional com os espiritanos, a convite do seu então pároco, P. José Pires. Depois descobriu que a sua vocação «não era para o carisma espiritano». Aos 16 anos acabou por entrar no seminário diocesano de São José, de onde seguiu para o Seminário Maior de Coimbra, Portugal, onde fez o primeiro ano de teologia. A restante formação aconteceu no Seminário dos Olivais, em Lisboa, até 2017.

“A nossa Igreja esta a ser fecunda, sinal de que o Espirito Santo esta presente e actuando e as pessoas vão colaborando. Um sinal da presença de Deus na igreja”, realça Dom Arlindo, que se mostra satisfeito com o aumento das vocações sacerdotais na Diocese.