“A FESTA NA VIDA DA IGREJA” FOI TEMA DA 3ª SEMANA DA CONFERÊNCIA QUARESMAL NA PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA

A 14ª edição das Conferências Quaresmais da paróquia-Mãe das paróquias da cidade teve início no dia 15 de Fevereiro e decorre até o dia 25 de Março e esta sendo transmitida via web, no facebook na página da pastoral da comunicação da paróquia de N.Sra da Graça.

O conferencista Eutrópio Lima discorreu sobre o tema “A festa na Vida da Igreja”.  Desenvolveu o sentido da festa no Antigo Testamento até chegar a festa da Páscoa, fundamento de todas  as festas  da Igreja. Segundo o conferencista, a partir da Páscoa foram sendo agregadas celebrações ao longo do ano e assim se foi formando o calendário litúrgico, que inclui a festa dos santos.

E todas as festas incluem a Eucaristia, princípio e cume de toda a vida da Igreja. Também há excessos, reconheceu o orador, mas acima de tudo há que valorizar esse polo, a Eucaristia, que é memorial do evento central do cristianismo, isto é, o mistério pascal, a morte e a ressurreição de Jesus.

Centenas de pessoas têm participado regularmente no evento quaresmal que visa ajudar as pessoas a melhor se prepararem para a celebração da Pascoa. O pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Graça explica que cada ano a paróquia escolhe um tema de interesse catequético e evangelizador.

Para este ano o tema da 14ª conferência recai sob o lema “Em ta casa que eu quero celebrar a Pascoa”. O primeiro tema da Conferência quaresmal foi ministrado pelo Padre Constantina que debruçou sobre o tempo da Quaresma, seu enquadramento, sua origem, a estrutura actual e seu objectivo na Igreja.

O professor José Maria Semedo, palestrante do segundo tema ajudou a compreender a essência da festa na vida de todos os povos.

De acordo com o P. Ima na celebração das festas na Igreja “assistimos a muitos desvios, aspectos que não têm nada a ver o que celebramos. Há um certo conflito entre o que é profano e religioso”. Entretanto, «serenamente a Igreja analisa esta realidade pra ver como conciliar aquilo que é preciso conciliar e evitar que se desvirtue o sentido da festa religiosa».